sábado, 16 de julho de 2022
XVIII Festival de Quadrilhas de Forquilha foi um sucesso - Vídeo
sexta-feira, 15 de julho de 2022
Forquilha Realiza o XVIII Festival de Quadrilhas - Vídeo
Após dois anos e com muita expectativa, o Prefeito de Forquilha Edinardo Filho, iniciou como planejado, na noite de 14 de julho de 2022, no “Quadrilhódromo Marcador Alexandre Santos”, em Forquilha, o XVIII Festival de Quadrilhas.
Uma estrutura de chamar atenção, com segurança, equipe de apoio, limpeza e uma praça de alimentação, proporcionada para dar bem estar na primeira noite, que teve a parte cultural iniciada com a apresentação da Quadrilha Beija Flor do Sertão, de Coreaú, com tema “É divino é maravilhoso”, sendo seguida depois pela Quadrilha Luar do Sertão, de Sobral, que desenvolveu sua apresentação com o tema “Nada é de ninguém, tudo é de todos”.
Apresentou-se também a Quadrilha Rei do Cangaço, de Umirim, com o tema, “Em terra de cangaceiro, muié macho sim sinhô”, e o Arraiá Brilho da Noite, de Forquilha, com tema “Rir é um ato de resistência”, encerrando com uma apresentação bem elaborada, apesar de nos momentos finais ter acontecido um apagão na iluminação, que não prejudicou o som e nem a alegria dos quadrilheiros.
A noite seguiu com muita alegria e festa com a apresentação de Enéias Neto - Cacetada Forrozeira, sendo seguido por Xand Avião, que foi apresentado pelo prefeito Edinardo Filho, aumentando mais ainda a animação dos presentes, sendo que a noite foi encerrada com a apresentação de Ávine Vinny.
Assista a seguir o vídeo.
Congresso Nacional promulga PEC dos benefícios
Na mesa do Plenário do Senado estavam além do presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, líderes do governo no Parlamento, ministros de Estado e o Presidente Jair Bolsonaro.
quinta-feira, 14 de julho de 2022
Interferências e mudanças nas telecomunicações
Chegada do 5G vai tirar do ar as parabólicas tradicionais
Bastante esperada em todo território nacional, a chegada do 5G vai permitir uma rápida conexão de vários dispositivos à internet.
Bastante esperada em todo território nacional, a chegada do 5G vai permitir uma rápida conexão de vários dispositivos à internet. Por meio de uma tecnologia inovadora, 20 vezes mais rápida que o 4G, o uso dos smartphones será revolucionado. No entanto, a novidade afeta a televisão, uma velha conhecida dos brasileiros.
A tecnologia, que já é realidade no país desde a última quarta-feira (6), pode impactar o bolso de aproximadamente 10 milhões de famílias brasileiras que assistem TV através do sinal emitido pelas antenas parabólicas.
Para se ter uma ideia, a instalação das antenas para o 5G é diferenciada, nada parecida com as utilizadas hoje em dia. O número de dispositivos para emissão de ondas eletromagnéticas pode ser dez vezes maior do que se tem atualmente.
Tecnologia 5G vai tirar do ar as parabólicas tradicionais
Basicamente, tanto o 5G quanto as antenas parabólicas têm proximidade em suas faixas de frequências. Essas faixas são como um caminho por onde passam os sinais de transmissão de dados que vão até os aparelhos.
A proximidade entre esses dois “caminhos” não afeta o 5G, mas impacta o sinal que alcança às televisões via parabólicas, como ruídos de imagem e som. Os receptores das TVs não dispõem de uma tecnologia que filtre essa interferência, sendo quase obrigatório que a família substitua o aparelho.
Famílias precisam trocar antena parabólica tradicional pela digital
Brasília recebeu a tecnologia 5G na semana passada e os moradores foram os primeiros a serem atendidos pela mudança. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 3.300 famílias dependem das antenas parabólicas no Distrito Federal.
Para que continuem tendo acesso à TV aberta, os cidadãos terão que fazer a troca do aparelho analógico pelo digital. Caso já tenha o equipamento, não será necessário fazer a mudança. Em sites de vendas encontrados na internet, o custo médio da troca das antenas é fixado a partir de R$ 400.
Anatel distribui gratuitamente antena digital
A Anatel realiza a distribuição gratuita da antena digital, conversor e cabos. Para receber o aparelho, o cidadão deve estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma antena análogica, que esteja instalada e conectada a televisão.
Ademais, o agendamento para recebimento do aparelho digital pode ser realizado no site da Entidade Administradora da Faixa (EAF) e já está disponível para moradores de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).
Autora: Adriane Sacramento, fonte: seucreditodigital.com.br
PEC dos benefícios aprovada
XVIII Jornada Cultural do Museu do Sertão
FAKE NEWS - Alerta para imagens falsas
Alerta inteligência artificial: as imagens deste artigo não foram criadas por humanos
Escrito por: Luciano Mathias - CCO da TRIO
Algumas tecnologias surgem e dividem o mundo literalmente entre antes e depois. Eu me lembro da primeira vez que tive a experiência com certos aplicativos que trouxeram inovação além do que imaginávamos. O ICQ, um programa de comunicação instantânea, foi um deles, além do primeiro vídeo que eu assisti no YouTube e quando chamei meu primeiro Uber. A sensação era de empolgação e de que novas possibilidades foram desbloqueadas para um mundo novo. Este mesmo sentimento se repetiu quando descobri a DALL-E, um dos produtos mais interessantes e cativantes que vi nos últimos tempos.
Criada pela OpenAI, uma empresa de São Francisco, cuja missão é criar inteligência artificial segura e útil, a tecnologia do DALL-E – uma junção do mestre do surrealismo Salvador Dalí e o personagem WALL-E da Pixar, tem o objetivo de pegar prompts de texto, ou seja, sinais gráficos emitidos por programas de computador, e gerar imagens a partir deles.
A primeira versão da ferramenta foi lançada em 2021 e era limitada a quadros de 256×256 pixels. Já a segunda versão, lançada como beta em abril de 2022, avançou para 1024×1024 pixels, junto de novas técnicas como a “inpainting”, que substitui um ou mais elementos de uma imagem por outros, como por exemplo, tirar uma foto de um astronauta em cima de um cavalo e substituir o animal por um touro – ou qualquer outra edição que a criatividade do usuário permita.
Ao criar uma conta, a OpenAI faz com que você concorde com a política de conteúdo do DALL-E, projetada para evitar abusos na plataforma, como reprodução de ódio, assédio, violência, sexo ou nudez. A empresa também pede ao usuário que não crie imagens relacionadas a política ou políticos. Outro detalhe importante a ressaltar, é que um dos cofundadores da OpenAI foi Elon Musk, famoso não somente pela Tesla e SpaceX, mas também por suas polêmicas no Twitter. O empresário deixou o conselho em 2018.
De modo a evitar possíveis problemas, a plataforma está atenta à criação de imagens suspeitas, colocando algumas obras em lista de bloqueio dependendo das palavras-chaves utilizadas. Além disso, os artistas não possuem permissão para criar ideias destinadas a enganar pessoas ou difamar a imagem de celebridades (como os deepfakes, por exemplo). E embora não haja proibição de tentar fazer imagens baseadas em figuras públicas, não é possível fazer upload de fotos de pessoas sem a permissão delas, já que a tecnologia automaticamente borra levemente os rostos para deixar claro que foram manipuladas.
Com uma interface extremamente simples, é a ferramenta de inteligência artificial de geração de imagens mais avançada que vi, mas não a única. Outras com o mesmo conceito são a Midjourney, que também está em fase de teste. E o Google também anunciou uma plataforma de IA chamada Imagen.
O mercado preocupa-se com o impacto da automação no trabalho de ilustradores e designers profissionais. Alguns empregos podem ser perdidos, mas ao mesmo tempo, quanto esse tipo de tecnologia facilitaria o fluxo de trabalho do setor? Imagine pedir que a DALL-E esboce alguns conceitos de imagens logo no início de um projeto, que poderiam servir como fonte de inspiração a partir da inteligência artificial. Algo super moderno e útil.
Todavia, é válido considerar o potencial criativo disso para empresas que nunca pensariam (ou não poderiam pagar) na contratação de um ilustrador. O analista de negócios Ben Thompson escreveu num artigo sobre como isso poderia ser usado para criar ambientes e objetos sendo um ótimo custo benefício nos metaversos existentes.
Por enquanto, a tecnologia parece como um novo avanço na história do consumo. Ficaremos atentos com o desenrolar deste assunto para que seja aproveitado com ética e bom senso.
Imagens: DALL-E, fonte: olhardigital.com.br
quarta-feira, 13 de julho de 2022
Vídeo - Não usa combustível - Honda apresenta scooter elétrica
Honda apresenta scooter elétrica minimalista que custa menos de R$ 4 mil
A Honda firmou uma parceria com a varejista japonesa MUJI para criar uma scooter elétrica. O resultado do projeto foi a MS01, que mistura aparência moderna, elementos minimalistas e acabamento em preto e branco.
A montadora japonesa cuidou especialmente da motorização do modelo, enquanto o designer de bicicletas Kenya Hara, que também é diretor artístico na MUJI, foi o responsável pelo visual da scooter.
A MS01, que também é assistida por dois pedais, tem corpo em forma de U, o que, segundo a fabricante, facilita o uso para condutores de diferentes estaturas. Além disso, a motocicleta conta apenas com recursos básicos, o que foi pensado para manter uma faixa de preço mais baixa.
Os pneus sem câmara são de 17 polegadas e adaptados para lidar com diferentes tipos de estrada. Já o motor, é de 400 W, o que permite alcançar uma velocidade máxima de 25 km/h.
A scooter também possui um sistema de energia regenerativo e uma bateria de lítio de 48 V e 20 Ah. Sendo assim, sua autonomia é de 65 km com uma carga completa. Como resultado, o modelo precisará ser carregado poucas vezes por semana se for utilizado em conjunto com os pedais nos deslocamentos diários, ressalta a MUJI.
A má notícia é que só foram produzidas 5 mil unidades, todas serão vendidas apenas na China. O preço final deve ficar em US$ 744 dólares, informa o Insideevs, ligeiramente abaixo dos R$ 4 mil em conversão direta.
É uma pena que o modelo não seja exportado para outras regiões pelo mesmo valor. O estilo simples poderia ser uma alternativa atraente no segmento de bicicletas e scooters elétricas.
Fonte: olhardigital.com.br
Nubank anunciou uma nova funcionalidade
Nubank faz duas importantes alterações na conta digital
Nesta segunda-feira (11), o Nubank anunciou uma nova funcionalidade para que os clientes organizem o dinheiro por objetivo. Esse recurso no aplicativo foi denominado de “caixinhas”. Diante disso, o banco digital comunicou que alterou a regra de rentabilidade da conta digital.
As caixinhas do Nubank
O Nubank informou que, de forma gradual, os clientes poderão ter acesso às caixinhas. Por meio desta função, será possível guardar dinheiro conforme diferentes objetivos. A partir dos próximos dias, algumas pessoas passarão a ter acesso à novidade.
Com a ferramenta, os clientes poderão, por exemplo, criar uma caixinha chamada “Reforma da casa” e separar dinheiro todo mês para essa finalidade. Depois, a pessoa terá a possibilidade de criar outra caixa chamada “Reserva de Emergência”, e assim por diante.
Ou seja, essas caixinhas nada mais são que uma ferramenta que possui opções de investimentos - onde o cliente coloca dinheiro e deixa ele ficar rendendo.
Atualmente, há dois tipos de aplicações disponíveis nas caixinhas:
*Um RDB do Nubank, com rendimento de 100% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC); e
*O Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa com potencial de rentabilidade acima de 100% do CDI ao longo do tempo.
Quando o cliente criar a caixinha, o Nubank irá sugerir o produto de investimento mais adequado ao respectivo objetivo e perfil.
Dentro da caixinha, o valor depositado precisa se acima de R$ 1. Caso a pessoa necessite do dinheiro que está nessas caixinhas, será possível resgatar a qualquer momento. O valor estará disponível na conta imediatamente ou em até um dia útil - dependendo da aplicação escolhida.
Alteração no rendimento automático na conta do Nubank
O banconco digital informa que o rendimento automático da conta digital e da função Dinheiro Guardado (o porquinho do aplicativo) continuará, mas de uma forma diferente.
O valor de novos depósitos, que permanecerem por mais de 30 dias na conta, renderá 100% do CDI automaticamente todos os dias úteis. Assim que chegar ao 31º dia, o dinheiro recebe automaticamente o rendimento retroativo dos 30 dias iniciais e, a partir daí, passa a render todos os dias úteis.
Essa mudança ocorrerá a partir da data informada ao cliente via e-mail ou pelo aplicativo Nu. Isso deve acontecer nos próximos dias. Vale destacar que a alteração vale somente para novos depósitos em conta.
Fonte: fdr.com.br, escerito por: Silvio Souza
Hospital do Coração de Sobral é destaque em revista internacional
Metodologia sobre riscos assistenciais aplicada no Hospital do Coração de Sobral é destaque em revista internacional
Mais uma ação de melhoria aplicada no Hospital do Coração de Sobral foi destaque em uma revista científica. No mês de junho o artigo científico “Escape Room: Metodologia educativa sobre riscos assistenciais no ambiente hospitalar” foi publicado naInternational Journal of Development Research - periódico internacional.
A ação foi realizada em abril de 2021 e teve como objetivo trabalhar a identificação dos riscos assistenciais com foco na melhoria contínua e no aperfeiçoamento da qualidade do cuidado prestado na unidade. Para isso foi realizada uma Educação Permanente com profissionais de enfermagem dos setores Unidade Coronariana (UCO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Enfermaria da instituição. O momento possibilitou a aprendizagem prática dos colaboradores de forma lúdica.
“A metodologia é uma simulação realística de um leito de terapia intensiva no qual um paciente fictício encontra-se exposto a diversos riscos relacionados à segurança do paciente e os profissionais devem identificá-los e propor estratégias de mitigação”, destaca o resumo do artigo.
• Veja a publicação completa: http://journalijdr.com/escape-room-metodologia-educativa-sobre-riscos-assistenciais-no-ambiente-hospitalar
Fonte: Asscon SCMS
Reflexão e Otimismo - 13.07.2022
Não tenhamos medo de mudar nossos planos se acharmos que as coisas não estão fazendo sentido, pois só descobriremos novos horizontes quando mudamos de direção.
terça-feira, 12 de julho de 2022
Prefeito de Forquilha se manifesta sobre o XVIII Festival de Quadrilhas
O Prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, publicou no Instagram, na data de 11 de julho de 2022, esclarecimento sobre a realização do XVIII Festival de Quadrilhas de Forquilha. Confira no vídeo e em seguida veja um compacto com imagens históricas dos festivais de quadrilha anteriores.
Meio Carro Meio Helicóptero - Ford KaLicóptero no Brasil?
Parabenizamos Hoje - 12.07.2022
Hoje o dia é especial para Socorro Guimarães porque está soprando velinhas. Parabéns, sucesso, muita saúde, felicidades e muitos anos de vida.
segunda-feira, 11 de julho de 2022
Homem que matou petista em Foz tem foto com Eduardo Bolsonaro e defende presidente
Por meio das redes sociais ou por notas oficiais, os pré-candidatos à Presidência da República se manifestaram sobre a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, que teve a festa de aniversário invadida pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho.
Os pré-candidatos à Presidência usaram as redes sociais e suas assessorias para se manifestar sobre a morte do guarda municipal Marcelo Arruda, que teve a festa de aniversário invadida pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho na noite do último sábado (9). Arruda era membro da diretiva do PT em Foz do Iguaçu e tinha a decoração da festa de comemoração dos seus 50 anos em homenagem a Lula e ao PT.
O agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, que atirou e matou o guarda municipal Marcelo Arruda em Foz do Iguaçu (PR) na madrugada deste domingo (10), tem vários posts nas redes sociais em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a favor de armas e policiais.
Guaranho também tem uma foto de 2018 ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, com a legenda “obrigado pelo apoio”.
Desde 2018 é possível ver posts de apoio a Bolsonaro, que disputava, então, as eleições para presidente. Em 19 de outubro de 2018, Guaranho postou “eu sou o caixa 2 do Bolsonaro”.
Em 25 abril de 2020, Guaranho postou uma foto de Bolsonaro com os dizeres: “eu era 100% Bolsonaro, mas depois de hoje decidi ser 200%”. Em 16 de agosto de 2020, Guaranho postou uma foto sua com os dizeres embaixo: “é melhor Jair [Bolsonaro] se acostumando”, em referência a frase que ficou famoso entre apoiadores do presidente.
Fonte: CNN Brasil/São Paulo
Justiça decreta, pela segunda vez em 26 dias, a falência da Ricardo Eletro
A Máquina de Vendas voltou a ter a falência decretada nesta terça-feira, 5, pouco menos de um mês depois de ter conseguido reverter a primeira decisão judicial, no começo de junho. A empresa, dona da varejista Ricardo Eletro, estava em recuperação judicial e já tinha aprovado acordo de pagamento com os credores.
A dívida chega a R$ 4 bilhões, mais R$ 1 bilhão em atrasos tributários. Considerando apenas o Bradesco e o Santander, são cerca de R$ 2 bilhões em títulos da dívida (debêntures). A empresa irá recorrer novamente da decisão da Justiça.
"Respeitado o entendimento exarado pelo Tribunal, o Grupo Máquina de Vendas, que irá apresentar e adotar as medidas cabíveis, se posiciona no sentido de absoluta discordância com referida decisão, uma vez que não parece, na visão estrita das empresas, que os interesses individuais de 3 instituições financeiras (de dívidas originalmente feitas há mais de 7 anos), sejam tidos como absolutos em detrimento de mais de 17 mil outros credores", informou Pedro Bianchi, presidente da Máquina de Vendas, em nota ao Estadão. A falência foi decretada a pedido dos bancos.
Em seu auge, a Máquina de Vendas, chegou a ter 1,2 mil lojas no País, com faturamento de R$ 9,5 bilhões e 28 mil colaboradores. A empresa era uma das principais concorrentes de gigantes do varejo brasileiro, como Casas Bahia, Ponto e Magazine Luiza. Agora, a companhia é apenas um site com poucos produtos, faturamento perto de zero e 40 pessoas no quadro de funcionários. Em 2020, Ricardo Nunes, CEO da empresa, foi preso, acusado de sonegação, mas ficou só um dia na cadeia.
Fonte: Estadão/UOL
Parabenizamos Hoje - 11.07.2022
Iniciamos esta semana com festa, parabenizando a
Ariana Weller Campos esposa do empresário corretor de imóveis Weller Barreto.
E por falar em corretor de imóveis, parabenizo também meu amigo André Vitorino que também é do ramo imobiliário.
E para animar e completar a festa, quem também está aniversariando e a cantora Glauberiane Moreno e
o empresário e técnico de som Nonatinho Madeira.
Nossos parabéns também para o empresário Jânio Vasconcelos,
e para meus amigos José Sobreira e
Dayane Magalhães Ferreira.