Superlua ou superlua cheia e o fenômeno que ocorre quando a lua cheia na sua órbita elíptica se encontra mais próxima da Terra. Em astronomia é chamado de perigeu.
Sendo a órbita lunar aproximadamente elíptica, quanto mais próximo do perigeu ocorrer o momento da lua cheia, maiores serão seu tamanho e brilho aparentes para um observador da Terra. Nos casos de "Superlua", esta pode apresentar-se com diâmetro angular cerca de 5,5% maior e 11,3% mais brilhante que uma lua cheia média.
O perigeu não permanece no mesmo ponto ao longo do tempo, por isso algumas superluas podem ser sensivelmente maiores que outras, bem como a lua cheia pode ocorrer em diferentes longitudes do perigeu, o que também influencia seu tamanho aparente e brilho aparente.
A última superlua do ano de 2022 poderá ser vista hoje, dependendo da condição climática em cada região do Brasil. Chamada de Superlua Esturjão, o fenômeno iluminará o céu por três noites, e o planeta Saturno aparecerá com seu brilho intensificado, de acordo com informações da NASA. No total, este ano tivemos três superluas; além desta de agosto, o fenômeno ocorreu em junho e em julho, chamadas de Lua de Morango e Lua dos Cervos, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e comentários...